Em um mercado altamente competitivo empresas de todos os segmentos buscam maneiras de fortalecer sua estratégia. Com a otimização de custos, a redução de despesas e o investimento contínuo em melhorias, é possível ir sempre além aumentando a eficiência operacional.
A gestão logística de diferentes segmentos, tais como automobilístico, de construção, siderurgia, aeroportos, entre outros, vem optando pelo uso de rebocadores como uma nova prática para a movimentação de cargas. Eles são indicados, principalmente, para distâncias mais longas.
Em relação ao uso de empilhadeiras, os rebocadores facilitam a movimentação de grandes volumes de mercadorias, trazendo uma série de outros benefícios para os processos internos.
Neste artigo, apresentamos as principais vantagens do uso de rebocadores. Quer entender por que essa tendência deve se tornar o novo padrão na logística interna das empresas?
Continue lendo o artigo!
Por que chegou a vez do uso de rebocadores?
O excelente desempenho do mercado de rebocadores no Brasil tem razão de ser. Até há pouco tempo as empilhadeiras eram mais comuns nos fluxos de movimentação de cargas de diferentes indústrias. Contudo, esse tipo de máquina tem suas limitações.
Por isso, diante da necessidade de redução de custos e da otimização de processos, as empresas começaram a intensificar o uso de rebocadores, diminuindo o número de empilhadeiras envolvidas na logística.
Veja algumas das razões que impulsionaram o uso de rebocadores em substituição às empilhadeiras:
- Alto custo de manutenção e combustível para empilhadeiras;
- O uso de rebocadores, em especial elétricos, atende a distâncias mais longas, facilitando trajetos que envolvem mais de um galpão;
- O rebocador otimiza as operações em ambiente externo;
- Dificuldade de uso das empilhadeiras nos terrenos irregulares;
- O rebocador permite o transporte de cargas acima de 3 toneladas.
Neste cenário, vemos que existem uma série de razões que justificam o amplo uso de rebocadores, que têm sido cada vez mais intensificado, por empresas de diferentes segmentos.
6 vantagens do uso de rebocadores elétricos
Como vimos até aqui, a tendência já se confirmou como um fato: o uso de rebocadores é uma alternativa de destaque para a movimentação de cargas em grandes distâncias. Na prática, eles geram maior produtividade com baixo custo.
A seguir, elencamos as principais vantagens do uso de rebocadores pelas indústrias. Confira:
Versatilidade
Com a adição de tecnologia embarcada aos novos modelos, o uso de rebocadores vem sendo aplicado em diferentes demandas. Antes, os equipamentos eram usados, basicamente, para abastecimento das linhas de produção. Agora, eles ganham novas tarefas dentro do fluxo de movimentação de cargas, sendo usados desde o recebimento até o despacho de materiais.
Ou seja, o uso de rebocadores pode ser explorado por diversas operações e nichos, garantindo um desempenho superior para a companhia.
Alta potência
Cada vez mais, as novas linhas de rebocadores garantem facilidade e segurança para o transporte de cargas pesadas e volumosas. Recentemente, a Jungheinrich lançou um rebocador de até 28 toneladas direcionado para as linhas aeroportuárias.
Contudo, esse não é o único exemplo. Muitos rebocadores são desenvolvidos para atender demandas específicas. Existem equipamentos pensados para tipos de segmentos e nichos, como, por exemplo, para a indústria automobilística.
O diferencial é que a maioria deles é capaz de transportar cargas pesadas, acima de três toneladas, sem dificuldade.
Facilidade nas manobras
O uso de rebocadores permite manobras até mesmo em espaços apertados onde outros veículos industriais maiores simplesmente não cabem. Com um design estreito, que viabiliza a circulação mesmo em pátios e galpões menores, eles têm uma grande capacidade de carga e reboque.
Aumento de produtividade
Os rebocadores são veículos pequenos, mas fortes. Por isso, podem rebocar rapidamente produtos pesados e grandes quantidades de produtos em todo o espaço de trabalho.
Como eles conseguem percorrer distâncias inclusive em corredores estreitos, são perfeitos para o transporte rápido de produtos. Em síntese, o uso de rebocadores entrega mais velocidade e agilidade do que as empilhadeiras.
Em especial, os rebocadores elétricos podem entregar produtos com pouco ou nenhum dano, porque são menos propensos a bater nas prateleiras de armazéns ou outros equipamentos durante tarefas internas ou externas.
Ao reduzir a probabilidade de acidentes, você garante também a diminuição de custos de manutenção do seu negócio.
Alternativa ecologicamente correta
Muitos rebocadores são elétricos, ou seja, funcionam com baterias recarregáveis e não emitem gases nem poluem o meio ambiente.
Desse modo, o uso de rebocadores elétricos é uma prática ecologicamente correta. Se o equipamento for utilizado em um local de trabalho ao ar livre, ele compensará ou substituirá os motores de combustão ou empilhadeiras.
Como vimos até aqui, os rebocadores podem fazer muita diferença na movimentação de cargas nas diferentes indústrias. Atualmente, as empresas brasileiras ainda não exploram todo o potencial dos rebocadores. Contudo, a adesão ao uso deste tipo de equipamento é crescente, já que ele entrega uma série de vantagens para o processo de logística interna das companhias.
Ficou interessado no uso dos rebocadores e quer saber mais sobre essa alternativa? Entre em contato com a YAK! Nós apresentamos a melhor solução para você!